sábado, 22 de agosto de 2015

Eva - Anna Carey


Homens e mulheres,  segregados,  odiando-se.

Um abrigo apenas para mulheres,  seu refúgio e proteção,  onde homens não são permitidos pois sua natureza é violenta e agressiva,  impositiva e desrespeitosa.

É  nesse contexto que Anna Carey baseia sua história.

Uma história distópica, onde uma grande e grave praga matou muitos e um homem assumiu o poder mundial, criando uma "sociedade perfeita", usando órfãos como escravos e poder político para manipular os adultos que sobraram, os convencendo de que era possível construir uma "Nova América".

O contexto é interessante,  remetendo o leitor ao 'Admirável Mundo Novo' de Huxley, porém um tanto surreal, sendo o ano de 2032 onde Eva se percebe na 'selva', apenas 16 anos depois da grande praga - ou seja, ano que vem.

Desconsiderando este pequeno, porém importante, detalhe, a a autora tenta apresentar uma nova visão a outro grande clássico literário, desta vez inglês - O Paraíso  Perdido, de John Milton, sendo, do meu ponto de vista até este momento,  uma tentativa um tanto frustrada.

Eva recebe toda a atenção da autora,  que desvia o foco de todos os demais personagens,  não lhes dando profundidade e local na trama diferente de apenas serem "degraus" para Eva. Caleb, o grande amor, ou mesmo o grande antagonista,  o Rei, não são apresentados ao leitor,  deixando a entender que, talvez nos próximos volumes recebam seus papéis nas palavras de Carey. Talvez.

De um modo geral, a leitura é gostosa,  fluida e com elementos interessantes,  passando um tanto longe da fantasia mas sempre remetendo a ela.

Será uma série em 3 volumes,  tal qual Jogos Vorazes e Divergente, entre tantos outros nos últimos anos,  sendo assim podemos esperar mais profundidade na história, e torcer para que aconteça. Apesar de voltada ao público mais juvenil, pode garantir diversão a todos os públicos,  basta não ser tão exigente, e esperar bastante simplicidade ao pegar este livro para ler.

O segundo volume já foi lançado no Brasil, recebendo o título de Uma vez (Once, em inglês), e já  entrou na fila para os próximos meses.

Nota 6,5!

Nenhum comentário:

Postar um comentário