quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A Extraordinária Tristeza do Leopardo-das-Neves - Joca Reiners Terron

Autor nacional, romance brasileiro ambientado na cidade de São Paulo,  com reminiscências à Segunda Guerra Mundial e à grande migração que formou os vários hábitos culturais da cidade de São Paulo.


Terron nos apresenta uma história rica,  com personagens simples mas que apresenta com profundidade e força, ao mesmo tempo em que os retrata com delicadeza.

Como falar de um serial killer e ao mesmo tempo retratar o declínio cognitivo proveniente do Mal de Alzheimer e, além disso, as aventuras de um jovem apaixonado, a tristeza de um animal que perdeu seu lar e a própria identidade e a psicose de um indivíduo? Além de tudo isso, a dependência de anfetaminas e a insônia de um escrivão de polícia.

Com esses elementos,  de maneira bem distribuída e magistral, o autor nos garante horas de entretenimento bastante positivo,  que, ao mesmo  tempo,  nos faz perceber o quão pequenas podem ser nossas dificuldades ou mesmo nossos anseios.

Utilizando recursos de linguagem,  com elipses e onomatopéias dedicadas ao reforço da trama, Terron demonstra como é possível construir ricamente uma boa história.

"A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves" é um livro que fala de família, de cuidado e autocuidado, de preconceito,  medo, violência e envelhecimento.

Assim, associando elementos  aparentemente bastante divergentes,  o autor obteve e nos presenteia com uma bela história, com os capítulos e subcapítulos muito bem posicionados,  sem deixar pontas soltas, concluindo sabiamente a história de cada personagem.

Uma leitura bastante interessante, principalmente por ser de um autor nacional e mostrar,  além disso, que basta que haja oportunidade e uma boa história para que os bons autores brasileiros sejam conhecidos.

Nota 9!

Nenhum comentário:

Postar um comentário