segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Clã dos Dragões - Ilkka Auer

Primeiro livro da série das Terras de Gelo e Neve, O Clã dos Dragões de Ilkka Auer, apresenta a história de Nonna, uma menina de 12 anos que descobre muito sobre si e sobre sua ascendência depois de uma batalha no vilarejo onde vive com o pai e a mãe.

Protegida por um urso polar, Fenris, também seu animal de estimação, a menina passa por lugares desconhecidos, conhece pessoas amigas, trava batalhas e descobre muito sobre si e sobre sua família - o que determina inclusive os poderes que conhecerá e aprenderá a manejar.

Com esta obra, Auer foi premiado pela Tolkien Society da Finlândia com a melhor obra de fantasia. 

Apesar de remeter à literatura juvenil, a história construída pelo autor é bastante concisa, com personagens mitológicos como bruxas, gnomos, fadas e trolls, mas desta vez reconstruídos, fugindo um pouco da imagem que temos destes personagens descritos por Tolkien e outros autores e tão bem reproduzidos nos filmes ao longo dos anos.

A mitologia nórdica tem muitos deuses, muitos destes explorados na história, onde vemos bruxas, dragões, monstros criados por gnomos, fadas, animais protetores como o urso Fenris, wyrms, trolls e tantos outros, além de muita magia, pergaminhos, runas e feitiços.

Este é o primeiro livro de uma quadrilogia e é realmente bastante introdutório e de apresentação, com algumas situações provocativas que prendem a atenção do leitor ao longo das 315 páginas e o provoca a querer ler o próximo volume.

O segundo livro, já lançado no Brasil em junho de 2015, pela editora Gutenberg, não teve divulgação e, até hoje, não sabia que ele já estava à venda em alguns sites. Nas livrarias por onde andei nos últimos meses não o vi nas prateleiras.

Agora é esperar para ver como Nonna se sai nos aprendizados e desafios de sua nova vida no forte para onde se mudou com a mãe. 

Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário