sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Os Homens Que Não Amavam as Mulheres - Stieg Larsson

Esse é,  sem dúvida,  um dos melhores livros que já li. E olha que li muitos bons livros até aqui.


Um clássico,  que já teve duas versões para o cinema, muito bem escrito, muito vem trabalhado, co  suspense na medida certa e com revelações nos momentos exatos, fomentando a vontade de continuar a leitura a cada final de capítulo.

A história de Mikael, suas convicções como jornalista e suas atitudes são colocadas em xeque quando descobre o que foi contratado para descobrir,  ficando em dúvida sobre sua divulgação ou não na mídia.

Mikael é cativante. 


Apesar de, digamos, 'volúvel', é um personagem que prende a atenção e envolve o leitor.

Lisbeth é fantástica. 


Contra todos os aspectos e expectativas,  leva o leitor mais reservado (ou que tenha uma condição social meio 'delicada') a se identificar e se espelhar nela em diversaa ocasiões no decorrer da história. E, no final, a sentir-se triste por ela.

A história gira em torno de alguns mistérios,  inicialmente uma denúncia de um grande nome industrial sueco, depois assassinatos e uma história familiar tão complicada, que poderia figurar entre as grandes histórias de disputas de famílias reais, como as irmãs Bolena ou mesmo da família real portuguesa quando chegou ao Brasil. 


Sim,  a história do Brasil é MUITO mais rica e sórdida do que aquilo os historiadores mostram.
De qualquer maneira,  este livro apresenta uma ótima história policial, com suspense na medida certa, bem equilibrada e carregada de elementos que,  certamente,  não deixam o mais exigente dos leitores a desejar.

Ótima leitura. 


Recentemente foi divulgada informação a respeito da continuação da série,  que foi interrompida,  com três volumes,  pela morte de seu autor. Não dá para prever se será fiel ao padrão de Larsson,  ou ao seu modo de nos contar uma boa história,  mas dá,  no mínimo,  para torcer por isso. E aguardar.

A trilogia, composta ainda por A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar, é considerada uma das melhores séries policiais, sendo que todos os livros ganharam adaptações cinematográficas.

Recomendo muitíssimo. 


Nota 9,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário