quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A Donzela e A Rainha - Nancy Goldstone

Quando vi na prateleira da livraria achei bastante interessante,  mas pensei ser um livro mais fácil de ler. Apesar de ter me enganado quanto à 'facilidade' da leitura,  o livro é muito bom.


É um retrato biográfico de Joana D'arc, e sua influência,  na Guerra dos Cem Anos, influência essa compartilhada e, aparentemente,  ocorrida por intermédio de Iolanda de Aragão.
 
Os achados da autora mostram o quanto se guerreou, lutou e disputou naquele período da história e, ainda mais, o quanto era complicado ser mulher. Mulheres eram apenas trunfos políticos.  
O que se dizer então de uma mulher que desafiou uma época? 

Como não ir parar na fogueira,  afinal?


Isso não mudou muito para os dias de hoje, a diferença é que a sutileza e os jogos políticos estão mais escondidos e os trunfos se resumem a dossiês.

A narrativa é bastante envolvente,  citando trechos dos achados históricos em diversos momentos e, algumas vezes prendendo o leitor, instigando-o a continuar,  porém há também momentos enfadonhos,  em que parece que a leitura de determinado trecho está se repetindo.  


Muitos nomes iguais,  muitas alianças,  feitas e quebradas pelas mesmas pessoas, que, de certo modo cansam a vista e obrigam a uma pausa.

Ainda assim, vale a pena conhecer este lado da história destas mulheres e do seu grande, apesar de distante, envolvimento.

Nota 7,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário