domingo, 4 de janeiro de 2015

O Substituto - Brenna Yovanoff

Primeira leitura do ano, este é um livro simples, gostoso de ler e, apesar de ser mais juvenil,  tem uma certa intensidade que o torna interessante.

Nesta história temos elementos básicos como a Magia e o poder que a crença dos humanos tem em manter vivos os seres mágicos, o amor, nas suas mais diversas formas, e a amizade.

Mackie Doyle foi trocado por um bebê excluído. Isso acontece de tempos em tempos, em ciclos, mas os moradores da cidade de Gentry estão tão acostumados a tal situação que fingem não notar quando acontece nem comentam sobre o assunto.

Agora, uma nova criança foi trocada. E seu destino, apesar do conhecido, não é comentado em voz alta por quem quer que seja.  Mas sua irmã não aceita tal situação e se rebela contra todos. Porém,  terá uma ajuda inestimável e inesperada na tentativa de obter seu intento.

São poucos os personagens efetivamente presentes na história,  e alguns se destacam mais que outros,  principalmente os centrais: Mackie,  Roswell, Drew e Danny, Emma e Tate. Há outros, também importantes,  e que dão uma boa contribuição à história.

A Magia é algo interessante nesta história,  porque ela não é,  digamos,  a protagonista.  O protagonista aqui é o Amor e, em seguida,  a Amizade.

É isso que move a história. São as três engrenagens deste livro,  que, bem encaixadas nos levam ao submundo, às chuvas intensas e à grande desavença entre Morrigan e a Dama e o que tudo isso traz aos moradores da superfície de Gentry.

Nunca pensaria em construir um personagem como Mackie.  Me surpreendi também com o tom sombrio da história,  levando a lembrar das atmosferas criadas por Tim Burton.

Não é um livro de dar medo. Apenas de levar a pensar nas escolhas que fazemos no dia a dia e de valorizar aqueles que estão próximos,  seja uma irmã ou irmão,  um amigo de escola ou outra pessoa qualquer.

Vale a leitura.
Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário