quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Os Segredos de Landara - Redescobrindo o Passado - B. Camporezi

Recém publicado pela Editora Novo Século, Os Segredos de Landara - Redescobrindo o Passado de Bruna Camporezi, autora que faz parte do projeto Novos Talentos da Literatura Brasileira.
Este projeto é bastante interessante, pois busca apresentar novos autores e, muitas vezes, boas histórias. Para quem quiser conhecer, só clicar aqui.

Catalogado como Literatura Fantástica Brasileira, a jovem autora utiliza diversos elementos conhecidos da fantasia, trabalhando-os de forma agradável e bastante interessante, explorando de forma bastante versátil os elementos tão conhecidos e explorados da Fantasia.


Ao acordar presa em uma cela, sem uma única memória de quem é o que faz ali, Laura é convocada à sala de Patrick, um lunático, louco por poder e dominação. Com o decorrer do tempo consegue escapar da prisão, ajudada por uma criatura linda pela qual cria uma admiração pouco compreendida e por um outro homem, cujos poderes são bastante interessantes. Consegue também recuperar sua memória, passando por diversas e inusitadas situações.

Em Landara, há criaturas e seres com poderes, similares aos humanos, mas diferentes e, nisto a autora surpreende com sua imaginação.

No decorrer do caminho, conhece diversas pessoas e seres e, aos poucos, traça o plano para salvar aqueles que ainda estão presos no castelo. Porém, na adversidade de sua aventura já um tanto complicada, surgem ainda mais problemas, provocando mudanças nos planos iniciais, incitando à aventura e ao desconhecido.

É possível percebermos a grande influência que a autora tem das mais diversas histórias de fantasia, principalmente de seres míticos.

Com isso, Camporezi se apropria destes e dá asas à imaginação para criar suas próprias criaturas e mitologia, em uma ilha misteriosa, Landara, que fica à deriva no oceano e que não pode ser avistada por seres humanos, mas que tem o clima variável conforme a região da Terra em que se encontra e diversas tecnologias que conhecemos bem.

Os fantásticos seres criados pela autora são tão bem descritos que passam a ser facilmente críveis pelo leitor, dando a impressão de que poderíamos facilmente esbarrarmos com um destes seres ao dobrar a esquina da rua em que moramos.

Há algumas falhas bobas na revisão do texto, que podem ter passado despercebidas na revisão, mas, no geral, a escrita é boa, bastante simples e de fácil compreensão e assimilação.

Por se tratar de uma trilogia, como a  maioria das publicações atualmente, em seu final Os Segredos de Landara - Redescobrindo o Passado tem o gancho perfeito para sua continuação, permitindo que o leitor se interesse e provocando, simultaneamente, seu interesse pela continuidade da história.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário