quinta-feira, 31 de março de 2016

O Mundo Explicado por T. S. Spivet

Um exemplar que estava com o valor bem baixo na bienal do ano passado.


Eu não conhecia a história.  Muito menos que havia um filme baseado neste livro - oh, novidade... Ainda não vi o filme,  mas esta foi a leitura desta última quinzena.

E, agora, me pergunto: como resenhar a história deste garotinho? 


Será que devo pensar em como avaliar seu comportamento no decorrer das 376 páginas, ou apenas falar da história,  do livro per se?

É um tanto complexo, do começo ao fim.


Delicado, desafiador, instigante, cansativo, provocante, delicioso.

Há momentos de alegria e prazer nesta leitura,  entendendo a situação,  o modo como o menino encara seus dias e as mudanças. Há  momentos de tensão, bem colocados pelo autor e tradutor, que prendem e provocam o leitor a ir além. Há  momentos de medo e desespero por pensar que as coisas, não necessariamente,  sairão como pensamos.

E um final bastante bonito e simples,  que fecha com louvor a leitura, apesar de não ser, exatamente,  surpreendente.

Larsen conseguiu unir paixão, medo e aventura na mesma história,  uma boa história,  cheia de referências e informações históricas, incluindo a possibilidade de uma análise comportamental dos personagens e, quem sabe, do próprio leitor por si mesmo.

Uma obra gostosa de ler. Para realmente relaxar e distrair. 


Só penso que seria mais tranquilo se a diagramação fosse em fontes um pouco maiores.  Facilitaria bastante a leitura.

As notas e informações nas laterais das páginas tornam esta uma leitura bastante interessante. Principalmente para aqueles que tem contato e trabalham com crianças e adolescentes.

Vale a leitura!

Nota 8!

Nenhum comentário:

Postar um comentário