quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A Menina Submersa: Memórias - Caitlin R. Kiernan

Mais uma vez a Editora DarkSide Books faz a diferença.

A promessa de apresentar novos autores, com histórias obscuras, de Terror e Fantasia se faz presente em todos os livros da editora, mas A Menina Submersa: Memórias é totalmente diferente de tudo isso, ainda que se enquadre nestas premissas.

O livro trata das memórias de uma garota com diversos problemas psiquiátricos e psicológicos, escrito e descrito por ela mesma, onde ela própria retrata, de maneira bastante confusa, os complicados desafios de sua própria vida.

Primeiro livro da autora, o texto é carregado, cheio de referências culturais de diversas épocas, além de várias situações de confusão mental da protagonista, o que dificulta a relação do leitor com a história.

O livro trata de situações de cotidiano, mas com conflitos de personalidade bastante importantes. 

A história aqui apresentada por Kiernan não facilita, tornando o texto complexo e de difícil compreensão, com uma prolixidade desnecessária e passagens bastante dispensáveis, que, talvez, se ausentes, tornariam o livro uma verdadeira obra de arte.

Por se tratar de fatores conflituosos da mente de Imp, torna-se ainda mais difícil de entender o ponto de vista da autora, em um vai-e-vem que torna a história cansativa e um tanto chata de ler, pois se repete em diversos pontos no decorrer das 306 páginas.

 As edições apresentas pela DarkSide Books são lindas, com capas bem desenhadas, arte interna do livro bastante elaborada e a edição de capa dura, limitada, contribui ainda mais para chamar a atenção para a obra.

Desafiador - esta, talvez, seja a palavra para descrever categoricamente este livro.

As costuras finais da história de Imp, Eva, Abalyn e todos os outros fantasmas psíquicos presentes nestas páginas, crescem exponencialmente quando comparadas ao início do texto.

No final, ainda que com todas as dificuldades e desafios apresentados pela autora, é possível perceber traumas e vivências pessoais que podem transformar a visão de alguém - principalmente se esse alguém apresenta dificuldades de convivência, psicológicas, familiares ou de qualquer outra ordem que envolva relações, inter ou intrapessoais.

É um livro para ler com bastante disposição, querer e vontade, mas que no final presenteia o leitor com um enredo muito bonito de enfrentamento e vitória.

Apesar dos desafios, vale a leitura. 

Vale ainda mais a sua presença na estante e a compensação de conseguir enfrentar uma história tão desafiadora.

Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário