sábado, 3 de outubro de 2015

666 - O Limiar do Inferno - Jay Anson

Escolhido ao acaso, eu esperava mais deste livro.

Conhecido pelo livro que deu origem ao filme "Horror em Amityville", livro este considerado bem melhor que 666 - O Limiar do Inferno.

A premissa é aterrorizar, porém logo no início da trama, tentando envolver o leitor, o autor peca no excesso de detalhes, tornando a leitura cansativa.

Com detalhes demais, ao chegar à metade do livro, leitores experientes conseguem facilmente prever o final da história, porém, há que se dar o devido crédito ao autor: a reversão de papéis é surpreendente.

No texto carregado de fatos históricos, bastante interessantes por sinal, Anson, aos poucos, cria uma atmosfera assustadora e tensa, instigando o leitor a prosseguir e querer chegar até o final do livro, mesmo que em determinados momentos pareça quase impossível continuar devido aos excessos do autor.

Os personagens, apesar de bem detalhados e com relações bem estabelecidas, são rasos e, em determinados momentos, inúteis.

São diversas situações que favorecem positivamente a história, mas nada que se possa considerar lógico, ainda que a história se passe na década de 70, pois, mesmo neste período, informações, jornais e telefonemas já corriam o país - no caso, os Estados Unidos da América - obrigando o leitor a creditar certa futilidade às palavras do autor.

De uma maneira geral, vale a pena ler este livro - ainda mais quando não houver nada mais interessante na fila de 'próximas leituras'. Considerei muito melhor a trama da metade para a frente, onde os excessivos detalhes e personagens dão razão à história. 

E mesmo que se diga que o início do livro deve preparar o leitor para história, começar a desenvolver a trama na metade da história é um certo exagero.

Nota 8.

Um comentário:

  1. Nossa, você foi até bem generosa! Eu daria um 5 fácil para esse livro. Não é ruim, mas é muito genérico. E os excessos no início realmente são uma prova de fogo para o leitor.

    ResponderExcluir