quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O Diário de Jack, O Estripador - Shirley Harrison

Em um livro analítico,  biográfico,  a autora nos apresenta os escritos daquele que poderia ser um dos mais notórios assassinos seriais já conhecidos.
Em uma época onde as investigações policiais deixavam a desejar, onde as evidências não eram tão bem aproveitadas ou associadas ao que precisavam ser, os testemunhos daqueles que alegaram ver Jack, O Estripador, em ação são contraditórios e não indicam um culpado específico.
Ainda como fator de época,  a investigação de um crime geralmente excluía indivíduos bem nascidos, ou socialmente bem aceitos. Deliberadamente,  associava-se crimes a pessoas menos abastadas ou em piores condições sociais.
Neste trabalho,  bastante investigado para que as dúvidas sobre sua autenticidade fossem sanadas, a autora apresenta, justamente,  o perfil de um homem perturbado,  com humor bipolarizado, dependente químico e hipocondríaco.  O que teria vindo primeiro não há como dizer.
A história de James Maybrick é carregada de mistérios, desejos e sentimentos mal canalizados,  que podem sim ter levado às ações de violência que são tão conhecidas, atribuídas ao Estripador.
Na minha opinião,  eu aceito este diário como um documento verdadeiro,  que mostra a perturbação psicológica de um sujeito que, por traumas diversos, de infância e de outros momentos de uma vida,  desenvolveu um transtorno psicológico,  de ordem bipolar,  que levou ao uso de drogas para combater as muitas dores que ele acreditava sentir. 
Com tudo isso, é possível acreditar que ele seja,  sim, o Estripador de Whitechapel, pois tudo o que então lhe incomodava advinha de sua relação com a esposa, assim como sua família também teve sua parcela de responsabilidades,  e, como uma forma de "aliviar" essas 'tormentas internas' canalizou sua raiva para aquelas já criminalizadas, excluídas pela sociedade,  mas que, antes de qualquer coisa eram também seres humanos.
Livro muito bom, com muitas referências e de muita relevância.
Nota 9! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário