quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Clube do Filme - David Gilmour

Este livro nos traz a experiência pessoal do autor, na educação de seu filho, adolescente e sem vontade de continuar frequentando a escola.
Em um período conturbado,  ele se arrisca e se encarrega pessoalmente da educação do filho. Mas essa educação virá dos filmes e das discussões sobre estes filmes após assistí-los.

As muitas situações vividas demonstram a capacidade que o ser humano possui de aprendizagem e aproveitamento.  Não é,  especificamente,  necessário frequentar a escola por um período X ou aprender determinadas matérias para que seja possível ter uma boa profissão.  E isso é demonstrado nesta história.
E quando chega sua hora o próprio rapaz, por vontade própria,  decide o rumo a seguir.

O estudo nos torna capazes de aprimorarmos nossos conhecimentos,  ampliá-los. Mas nunca devemos deixar de lado nosso gosto pessoal,  nossa paixão,  por um "emprego de bom salário que garanta a vida". Sem amor, vira escravidão.  E escravidão vira desgosto,  perda de vontade e insatisfações,  uma sobre a outra.

É isto que esse livro explora: o medo de um pai que poderia ter deixado seu filho se perder pelos caminhos da vida.
Mas fez o contrário: utilizando filmes, bons filmes,  explicações e muito incentivo, deu ao filho a oportunidade de descobrir por si próprio quais seriam seus bons caminhos.

Bom livro,  uma leitura suave, com algum drama e alguma graça.
Recomendo. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário