quinta-feira, 16 de maio de 2019

Retomando um hábito... Novembro de 63 - Stephen King

Depois de alguns meses, terminei 22.11.63. Faz algum tempo que deixei de lado o hábito da leitura por entretenimento, mas há, agora, sérias intenções em retomá-lo.

O primeiro foi justamente esse, autor preferido, história interessante, baseada em fatos, bem pesquisada e bem desenvolvida.

A premissa de Novembro de 63 surge a partir da possibilidade da viagem no tempo e com ela modificar situações que tiveram grande impacto na história.

Jake Epping, O Viajante, porém professor de Literatura inglesa, é um personagem bastante interessante e bem construído, que nos faz participar da história, e nos instiga e comove no decorrer das páginas.

É interessante pensar na possibilidade das mudanças de situações e das alterações que estas mudanças promoveriam no tempo atual... Várias possibilidades, associadas e interdependentes, que se autoajustam quando necessário.

King relata no epílogo que tentou escrever este livro em 1972, sem sucesso pelas razões que ele expõe e que, eu acredito, bastante válidas. Seria bastante complicado mexer com a cabeça, os humores e a imaginação humana ainda tão perto dos atos ocorridos em 1963... E tendo-o publicado bem mais tarde facilitou ao leitor conhecer, ainda que muito superficialmente, uma pequena parte da história dos Estados Unidos da América.

O começo, como toda obra do King, é bastante descritivo, cheio de detalhes que acabam arrastando um pouco a leitura. A ação, as garras que seguram o leitor surgem no segundo terço do livro e vão aliviando sua pegada um pouco antes do final.

E o final... bem..

King não tem fama de bons finais, mas este, para mim, foi bom. Foi um final justo.

É um livro que leria novamente?

Com toda certeza!

Um comentário:

  1. ''E o final...'' Hahaha
    Meo, como eu adoro os livros dele e como eu odeio o que ele faz com os finais dos livros dele..rsrs.. mas que bom que gostou pq acaba sendo uma luz no fim do túnel pra mim pq tenho enorme expectativa por esse livro.
    Vou demorar um pouco pra encarar ele pq quero seguir lendo King na ordem em que seus livros foram publicados. Talvez eu roube nisso com Ascensão que é bem fininho e está me deixando curioso, mas de resto, quero seguir a ordem de publicação

    ResponderExcluir