domingo, 5 de fevereiro de 2017

O Clone de Cristo - J. R. Lankford

Para o mês de janeiro, um livro de capa VERDE.

Entre todos os que peguei na mão, o escolhido foi O Clone de Cristo, primeiro romance de J. R. Lankford

Jamilla Lankford é engenheira. Com uma bela carreira internacional que abandonou, decidindo-se, em 1993,  a se dedicar à literatura, tendo, inclusive, fundado sua própria agência alguns anos mais tarde.

Nesta obra, Lankford aborda um tema bastante controverso: clonagem humana. E conseguiu fazer com que isso fosse o menos controverso de tudo, pois o clone viria justamente do Santo Sudário

Em um romance policial (talvez, até, médico?) bem escrito, a autora nos apresenta situações onde perda daquilo que se acredita verdadeiro leva a uma busca por referências familiares, sentimentais, e de crenças que podem, eventualmente, estarem em desencontro àquilo que se foi levado a crer. 

Ainda que pareça confuso, é isso o que autora nos mostra: Desencontros, perdas, medos, ansiedade, desespero, dor, fé, amor.

No meio de tudo isso, a busca pela verdade, pela solução de um grande dilema histórico, e, ao mesmo tempo, o desespero e a fuga de situações de vida ou morte. 

No transcorrer das quase 400 páginas, a autora apresenta um texto agradável, uma trama bem construída, muito bem embasada na história do mundo. Quando os critérios médicos são exigidos, estes são apresentados com riqueza de detalhes, que, talvez, até canse um pouco o leitor um pouco menos conhecedor do mundo da medicina. 

Entretanto, em momento algum, ocorre a perda de interesse nesta leitura.

Em determinados momentos, o texto se torna mais frenético, obrigando o leitor a, praticamente, devorar as páginas que se seguem, até atingir momentos de calmaria. Há, inclusive, momentos tão desesperadores que podem levar o leitor às lágrimas - literalmente. 

O final, laureado de modo surpreendente, deixa o leitor boquiaberto. Deixando o leitor com gosto de quero mais, esperando virar mais páginas e descobrir o que acontece depois.

De acordo com a editora que publicou esta edição, Saída de Emergência (hoje, no catálogo da Editora Arqueiro), a autora hoje trabalha em outro romance, sobre o navegador Vasco da Gama. Quando, e se, for lançado por aqui, deve ser uma obra que desperte a atenção dos bons leitores que gostam de um romance histórico. 

Quanto aO Clone de Cristo, recomendo fortemente a leitura. 

Nota 9,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário