domingo, 4 de setembro de 2016

Mulheres, Comida e Deus - Geneen Roth

Trinta e dois dias. 32!
Foi o tempo que levei com este livro, tamanha sua intensidade. 
Indicação da terapeuta nutricional e Coach Lydiane Bragunci, mexeu demais com tudo o que eu imaginava que estava trabalhando para mudar e melhorar. E muito ajudou neste processo.

Em poucas páginas - 143, exatamente -, Geneen Roth me transportou à minha infância, à minha adolescência, aos sentimentos revoltosos relacionados com as pessoas e com a comida - e com o que foi feito disso.

E não aconteceu diferente com outras pessoas. O modo e a abordagem de Geneen realmente mexe com a gente. Provavelmente até com uma pessoa muito bem resolvida consigo,  mas que tenha uma relação complicada com a comida - sejam elas quais forem.

Neste livro ela mostra a importância da nossa relação com a comida, com Deus, com nossas emoções, e o que fazemos de tudo isso, desmistificando crenças e mostrando caminhos que não são tão facilmente percebidos - muitas vezes por medo, por insegurança, por não querer enfrentar o que temos sentido, ou as pessoas que estão ao nosso redor e que nos são queridas, mas que nos ferem com palavras ou com atitudes - ou os dois. 

No decorrer das páginas é possível perceber o quanto nos anulamos, nos ajustamos e nos deixamos levar por tudo e tantos e, aos poucos, ajustar essas situações e, consequentemente, nossa relação com a comida. 

Comer faz parte da vida. Precisamos comer para viver, a grande questão é como fazemos isso e o quanto valorizamos positiva ou negativamente esta situação. E, principalmente, as mulheres, são cobradas desde sempre e, desse modo, sempre controladas e impedidas de fazerem o que querem, de serem como querem, por conta de uma sociedade impositiva e, para mim, doente. E relacionar emoções, sensações, dores, amores, na comida faz parte da vida, do comportamento humano, porque nos proporciona prazer - seja ao consumir um alimento que adoramos, seja ao ter a mesa cheia em uma reunião familiar.

Ler este livro foi libertador, apesar de complicado por me obrigar a olhar para dentro de mim e perceber que muito do que vivi lá atrás ainda está presente e ainda me fere e me faz sentir raiva e tristeza.

Mais do que isso, ler este livro me mostrou como é possível viver tanto e intensamente sem precisar ter a comida o tempo todo presente.

E que isso tudo é possível para qualquer pessoa que esteja disposta a olhar para dentro de si e ver e querer mudar e melhorar.

Nota 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário