sexta-feira, 20 de maio de 2016

O Estranho caso do Cachorro Morto - Mark Haddon

Apesar da correria e das muitas leituras técnicas,  arrumei um tempo para um livro, indicado por uma amiga psicóloga.


O Estranho Caso do Cachorro Morto,  de Mark Haddon,  nos apresenta Christopher, um garoto autista, que convive com o pai e que resolve, apesar de lhe pedirem que não,  investigar e descobrir quem é o assassino de Wellington, o cachorro da vizinha, que amanhece morto de repente.

Apesar de eu pouco saber sobre as características do espectro autista,  é incrível o modo como o autor escreve a história e descreve as situações,  aparentemente simples, do dia a dia do menino, para o qual é, muitas vezes, algo super complexo.

Do ponto de vista do próprio Christopher,  sabemos como ele pensa, age e programa as coisas do dia, dos próximos dias, seus medos, como enfrenta as mudanças e as adversidades de cada dia, das relações com os outros e tudo o mais.

Justamente por ser escrito em primeira pessoa é que o autor envolve o leitor, e o carrega pelas páginas com uma história agradável,  cheia de significado, emoção e esperança.

E o final, lindo, mostra como as coisas são possíveis,  como nossas expectativas muitas vezes são incorretas ou, mesmo, indevidas, e que tudo,  independentemente do que dizem, é permitido e perfeitamente possível.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário