domingo, 21 de junho de 2015

A Peculiar Tristeza Guardada num Bolo de Limão - Aimee Bender

Apesar da simplicidade da história,  sua profundidade dificulta um pouco a escrita desta resenha. Como se as palavras escolhidas não estivessem 'adequadas'.

Rose Edelstein tem 9 anos de idade. Aos 9 anos, descobriu ser capaz de sentir o sabor das pessoas, de seus sentimentos,  em tudo o que come. Comer tornou-se, de certo modo, um desprazer - ao qual ela não podia escapar.

Ao mesmo tempo delicado e simples, este livro é de uma profundidade ímpar - mais ainda se prestamos atenção aos detalhes das relações e comportamento de cada um dos personagens.

Aqui, não há um aparente desenvolvimento dos personagens,  tornando a leitura um pouco rasa, entretanto ao se envolver com Rose, Joseph, sua mãe,  seu pai e as relações desenvolvidas no decorrer da história entre estes personagens e os outros apresentados no decorrer das páginas,  conseguimos perceber o quão profundos e complexos cada um deles é, por mais simples que pareçam.

Cada um deles com suas percepções e seus dons, explorados ou ignorados, que transformam este livro numa obra muito boa, mas que pode não agradar a todos os leitores,  justamente pelo modo como é exposta a trama.

Com uma grafia simples, sem exigir demais do leitor, que prende a atenção de modo simples, vale a pena investir algum tempo nesta leitura.

De modo geral, nota 8,5.
Com relação à exploração dos sentimentos, nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário